Reciclagem

Clínicas e Hospitais

As clínicas e hospitais são geradores diários de materiais infectantes e precisam de uma empresa certificada para as coletas. A HLF tem todas as licenças para coleta e destinação de resíduos infectantes. Após a retirada, os resíduos são encaminhados com toda segurança para unidades devidamente licenciadas pelo órgão ambiental para tratamentos em autoclave ou incineração. Posteriormente seguem para aterros sanitários também devidamente licenciados.

Tratamento e Destinação final dos Resíduos de Serviço de Saúde – RSS

De acordo com a RDC Anvisa Nº 222/2018 e a resolução CONAMA 358/2005 são definidos como geradores de resíduos de serviços de saúde RSS, todos os serviços relacionados com o atendimento a saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência domiciliar e de campo; Laboratório analíticos de produtos para saúde; produtores de materiais e controles para diagnósticos in vitro.

Classificação Anvisa RDC 222/2018 subdividi-se em 5 grupos

Grupo A

Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas caracteristicas de maior virulência ou concentração, podem apresentar riscos de infecções.

Grupo B

Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características com inflamabilidade, corrosividade, reatividade e a toxicidade.

Grupo C

Quaisquer materiais resultante de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificados nas normas da comissão nacional de energia nuclear CNEN.

Grupo D

Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares.

Grupo E

Materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como: lâminas de barbear, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, brocas, limas endodônticas, pontas diamantadas, lâminas de bisturi, lancetas; tubos capilares; micropipetas; lâminas e lamínulas; espátulas; e todos os utensílios de vidros quebrados no laboratório e outros similares.

Autoclaves para Esterilização de Resíduos de Serviços Hospitalares

O processo de esterilização dos Resíduos dos Serviços de Saúde RSS ou Lixo Hospitalar, mais recomendado, é o tratamento a pressão/Vácuo com aplicação de alta temperatura com vapor saturado em um circuito rigorosamente protegido e monitorado.