Reciclagem
Os resíduos devidamente separados e dotados de valor econômico, possuem sua destinação final ambientalmente adequada, sendo encaminhados para recicladores homologados.
O processo de gerenciamento para atingir as metas de Aterro Zero possui as seguintes etapas:
- Mapeamento da geração dos resíduos
- Avaliação das possibilidades de prevenção e/ou redução da geração de resíduos
- Estudo da possibilidade de reaproveitamento do resíduo gerado
- Classificação, codificação e cadastro do resíduo
- Identificação, triagem, armazenamento do resíduo.
- Avaliação de parceiros ambientais e empresas recicladoras
- Disposição final
- Relatório mensal de gerenciamento dos resíduos
Economia Circular
A economia circular associa desenvolvimento econômico ao melhor uso de recursos naturais, por meio da otimização na fabricação de produtos. A ideia é depender, produtivamente, menos de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.
Além disso, por se tratar de uma solução que alia modernidade com práticas sustentáveis, a empresa tende a se beneficiar com a valorização institucional da marca.
Sobre a Reciclagem no Brasil
Segundo o estudo “Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização”, feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o 4° país que mais produz lixo no mundo. Por mais que a produção de lixo esteja ultrapassando a capacidade do país em geri-lo, há outra questão que chama a atenção: um levantamento mostrou que destes resíduos produzidos, apenas 3% é reciclado efetivamente.
Quais os Benefícios em aplicar o processo de reciclagem?
A reciclagem atua como uma estratégia de diminuir o impacto ambiental que estes resíduos representam quando descartados incorretamente. Além disso, reciclar é um meio de reduzir a chance da disposição destes materiais em locais clandestinos e contribuir também a uma melhoria do descarte de lixo.
Em relação ao meio ambiente, a reciclagem possibilita o reaproveitamento de materiais quer seriam descartados, proporciona custos menores com a destinação e contribui na diminuição do uso de recursos naturais na fabricação de novos produtos. Isso se dá pelo motivo de ter menos lixo para ser levado aos destinos de descarte e reposição de matérias-primas numa linha produtiva com uma nova função agregada.
Vale ressaltar que os benefícios não estão somente atrelados ao meio ambiente e aos custos financeiros dos geradores, a população é também beneficiada; desde a conscientização ambiental, prática da sustentabilidade à melhores condições de vida e geração de empregos no setor da reciclagem no que envolve mão de obra.
A ação coletiva (sociedade) é fundamental para alcançarmos novas diretrizes no que tange a reciclagem e valorização de resíduos. Pequenas ações fazem a diferença e é através dessas que podemos tomar a iniciativa de contribuir
O que são os 4R’s da sustentabilidade e como surgiram?
Os pilares da sustentabilidade surgiram na RIO 92 ( Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente). São, na verdade, propostas que visam combinar proteção ambiental e eficiência econômica presentes nos hábitos de consumo. As palavras escolhidas para representar a proposta dos 4 R’s da sustentabilidade foram: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Você deve ter se perguntado: se são 4 R’s da sustentabilidade, por que existem apenas três palavras para representá-los? O motivo é devido ao fato de que apenas posteriormente foi acrescentar a quarta palavra que enfatiza a importância da análise dos hábitos de consumo. Essa palavra é Repensar. Repensar se devo ou não comprar um novo aparelho celular, por exemplo, sendo que o meu atual só precisa de uma atualização no software.
O termo sustentabilidade está sempre associado ao melhor entendimento das pessoas sobre as diferentes formas de proteger o meio ambiente e, portanto, estabelecer um vínculo direto com a política de 4R; quatro medidas práticas que as pessoas podem tomar para promover o bem-estar.
Vamos saber mais sobre o que cada uma delas significa?
Repensar: Repensar nos permite reavaliar nossas atitudes e tomar melhores decisões sobre meio ambiente e hábitos de consumo. Entre as quatro palavras da sustentabilidade, seu único e exclusivo objetivo é nos fazer refletir antecipadamente a uma decisão que estamos prestes a tomar. Dessa forma, podendo dar a ela a melhor resolução ou alterá-la se julgarmos necessário (caso exista probabilidade de impacto na natureza ou outras consequências negativas).
Reduzir: Refere-se ao ato de reduzir o desperdício e a emissão de poluentes. Seja através do consumo consciente ou economia de recursos naturais. Olhe para as coisas que compra, materiais do dia a dia e serviços que costuma alugar ocasionalmente, muitos deles provavelmente podem não ser tão úteis ou indispensáveis como você imaginou que eram.
Reutilizar: O reaproveitamento não contribui apenas para a economia nacional, mas também para o desenvolvimento sustentável do planeta. Deve-se considerar também que objetos descartados de maneira inadequada podem poluir o meio ambiente e prejudicar as gerações futuras.
Reciclar: Esta ação converte o objeto usado em um novo produto, que pode ser igual ou diferente. Essa prática leva à economia de matéria-prima retirada da natureza, ou seja, um processo de economia de recursos naturais. Esses termos aplicados em sua empresa ou estabelecimento não apenas solucionarão o problema de reduzir a quantidade de resíduos gerados, mas, além disso, permitirão a reutilização e a reciclagem de materiais.
Englobados e sob uma aplicação rígida, a gestão de resíduos torna-se mais eficiente. São atitudes simples que, quando integradas num modelo sustentável, contribuem para a proteção do ar, solo, água e as áreas de cobertura vegetal (além de matas nativas). O que, literalmente, resulta em saúde e qualidade de vida humana.
A HLF Soluções Ambientais oferece soluções em serviços de coleta, transporte, destinação e reciclagem de resíduos que garantem a preservação do meio ambiente e resultado empresarial.